Prémio Nacional Multimédia

APMP - Associação Multimédia

Comunicado de André Sendin, Presidente da Direção da APMP - 2 de junho de 2014

Porque queremos fazer mais e melhor, para conseguirmos reforçar a promoção da criatividade multimédia, fazendo da inovação um caminho para a sustentabilidade e eficácia económica do sector, estamos a preparar a 9ª edição do PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA com algumas alterações.

Neste sentido, a APMP irá anunciar oportunamente a restruturação desta iniciativa, bem como as novas datas para as diversas fases de candidatura ao PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA.

Mantenha-se informado, subscreva aqui a newsletter da APMP

Imprimir

Regulamento

PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA 2013 – 8ª edição

1). Objectivo:

O PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA visa a promoção e divulgação de trabalhos realizados por profissionais e empresas dos sectores do multimédia, nas seguintes categorias:

  • Media e comunicação
  • Educação e cidadania
  • Arte e cultura
  • Entretenimento
  • Sites e aplicações
  • Aplicações mobile
  • Premio Sony Escolas HD
  • Prémio Personalidade

2). Data e Local:

O PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA terá a entrega dos prémios em 2 de Julho de 2013, em Lisboa no Teatro Aberto.

3). Âmbito:

O Prémio Nacional Multimédia, adiante designado por PNM, tem os seguintes objectivos e âmbito:

Premiar e estimular a criação em todos os suportes media, dando especial atenção a projectos que tenham implementado a criatividade através do uso directo ou indirecto da tecnologia e a respectiva inovação interactiva entre imagem e som, através do uso de novos programas.

Dar visibilidade aos projectos de empresas e profissionais do sector do multimédia;

Reforçar a promoção da criatividade do sector do multimédia, fazendo da inovação e criatividade um caminho para a sustentabilidade e eficácia económica.

REGULAMENTO

Art. 1 – Áreas de candidatura

Media e comunicação

Projetos editoriais para ambiente digital nas áreas da informação e comunicação (media, sites, blogs, redes sociais, campanhas de comunicação, comunicação interna e comunicação institucional)

Educação e cidadania

Projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento das comunidades educativas e que permitam a integração social dos seus utilizadores. Estes projectos deverão ter por base soluções tecnológicas.

Arte e cultura

Projetos de carácter artístico ou cultural, arte digital, performances multimédia, instalações interactivas, videoarte, som entre outras, cujos autores utilizem o recurso às novas tecnologias para o desenvolvimento dos seus trabalhos.

Entretenimento

Projectos na área do entretenimento consubstanciados em jogos, filmes, séries de animação, programas televisivos ou outros conteúdos que se destinem ao lazer e recriação.

Sites e aplicações

Projetos que recorram a plataformas e suportes tecnológicos inovadores ou que promovam a integração entre eles: correio electrónico, videoconferência, broadband, tv, webportal e outras plataformas.

Aplicações mobile

Projetos que recorram a plataformas e suportes tecnológicos inovadores para  telemóveis, tablets, e-books, ou outros dispositivos móveis.

Premio Sony Escolas HD

Podem entrar a concurso filmes de ficção, animação,  documentário, filme experimental ou spots, produzidos em qualquer formato HD Profissional suportado pela Sony tais como: AVCHD,HDV 1080, XDCAM HD, XDCAM EX, HDCAM ou HDCAM SR.

Prémio Personalidade - Nomear uma personalidade que se tenha distinguido pela excelência e inovação na área das TIC.

Art. 2 –Candidatura

Podem participar no concurso empresas, estabelecimentos de ensino/formação, entidades públicas, organizações sem fins lucrativos, e profissionais singulares (jovens artistas/criadores portugueses ou residentes em Portugal).

Ficam excluídas as candidaturas dos membros do Comité de Selecção ou do Júri e/ou empresas/trabalhos com eles relacionados.

2.1.- Prazo de candidatura

O período de candidatura tem início no dia 15 de Abril de 2013 e termina a 31 de Maio de 2013.

2.2. – Submissão dos projetos

Os projectos a concurso deverão ser referentes a trabalhos realizados em 2012 e 2013.

O formulário de candidatura e regulamento encontram-se disponíveis em www.apmp.pt e http://premiomultimedia.com.

Os participantes deverão realizar uma inscrição por cada trabalho apresentado, podendo concorrer com o número de trabalhos que considerar conveniente.

Cada trabalho deverá corresponder apenas a uma categoria, conter um título, indicando claramente a categoria a que concorrem e incluir um sumário do trabalho.

As candidaturas deverão ser apresentadas da seguinte forma:

a) Registo por via electrónica no site www.premiomultimedia.com, através do preenchimento de um formulário de candidatura, conforme ali previsto.

b) Entrega dos trabalhos que integram as candidaturas em CD, DVD ou Blu Ray Disc (BD) superior a 5 megas deverão ser enviados via CTT em envelope fechado com indicação no exterior do código de candidatura (que será atribuído na submissão da candidatura online), para o seguinte endereço: APMP – Madan Parque, Rua dos Inventores, sala 2.17, 2825-182 Caparica.

A admissão da candidatura ao prémio multimédia, só é formalizada após o preenchimento dos requisitos necessários previstos neste Regulamento.

Para as candidaturas à categoria Prémio Sony Escolas (HD) - Podem concorrer estabelecimentos de ensino quer sejam Escolas ou Universidades, estatais ou privadas que podem propor a concurso projectos realizados apenas por alunos no âmbito curricular ou fora deste.

Podem ser submetidos a concurso: filmes de ficção, animação,  documentário, filme experimental ou spots, produzidos em qualquer formato HD Profissional suportado pela Sony tais como: AVCHD, HDV 1080, XDCAM HD, XDCAM EX, HDCAM ou HDCAM SR.

Deverão ter sido produzidos depois de 1 de Janeiro de 2012; os filmes deverão ser submetidos nas suas versões originais e enviados para a APMP sendo entregue em Cassete, DiscoXDCam, Disco rígido ou cartão de memória e um Blue Ray e/ou suporte de memória desde que os ficheiros sejam compatíveis com Windows Media Player (para visionamentos), uma sinopse em Português com um máximo de 60 palavras e uma imagem (fotograma) do filme e formulário de candidatura com obrigatoriedade de ser referido qual o formato original de produção, sob pena de a candidatura não ser aceite.

Não serão aceites trabalhos já submetidos.

Art. 3 - Esclarecimento de dúvidas

Quaisquer dúvidas sobre a apresentação de candidaturas, os procedimentos de avaliação ou outras, poderão ser esclarecidas através da consulta nos sítios www.apmp.pt e http://premiomultimedia.com ou pelo endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Art. 4 - Avaliação das candidaturas

Após recepção das propostas dentro dos prazos estabelecidos, as candidaturas serão sujeitas a um processo de avaliação e selecção, constituída por duas fases sequenciais:

1ª Fase – Comité de Selecção

Ao comité de selecção caberá avaliar os projetos submetidos e a decisão final sobre a passagem dos cinco melhores projectos de cada categoria, à fase seguinte. Da decisão final do comité de selecção, não cabe recurso.

O Comité de Seleção reunirá de 3 a 5 de Junho de 2013.

2ª Fase – Júri
  1. O Júri delibera com total independência e de forma soberana, por maioria dos votos dos seus membros, cabendo ao Presidente do Júri, em caso de empate, o voto de qualidade;
  2. O Júri reserva-se o direito de não atribuir prémios caso a qualidade dos projectos assim o justifique;
  3. Haverá um único premiado por categoria, podendo o Júri entregar Menções Honrosas;
  4. O Júri acederá aos trabalhos e após discussão e avaliação individual de cada projecto, será estabelecida uma ordenação devendo o Júri decidir a ordem a atribuir sempre que dois ou mais projectos obtenham classificação final igual;
  5. No decorrer da avaliação pode ser solicitada ao responsável pela candidatura informação complementar sobre o projecto em análise;
  6. O Júri será composto por um representante da APMP e, ainda, por outros elementos livremente escolhidos pela APMP entre personalidades de reconhecida competência, prestígio e mérito da sociedade portuguesa e irá reunir-se de 6 a 7 de Junho de 2013. Serão tidos em conta como factor de valorização na selecção, nos casos que se justifique, os projectos que cumpram as normas de acessibilidade.

Art. 5 – Disposições finais

A APMP, entidade promotora do PNM garante a confidencialidade relativamente a toda a informação disponibilizada durante o processo de candidatura e avaliação dos projectos a concurso.

A APMP, entidade promotora do PNM não assume qualquer responsabilidade pelos trabalhos que não estejam em perfeitas condições ou que se venham a extraviar, por razões alheias a esta entidade. Os trabalhos entregues para concurso não serão devolvidos.

Reserva-se o direito de não admitir a concurso os trabalhos que não cumpram as condições descritas neste regulamento.

A organização reserva-se ao direito de utilizar e reproduzir os trabalhos, com fins de promoção e divulgação do PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA.

Art. 6 – Prémios

Conceder-se-á 1 prémio por categoria, e a todos os laureados será entregue um Certificado de Excelência, um Troféu, e Prémios Patrocínio (ainda a definir) e menção nos órgãos de imprensa parceiros da iniciativa.

O Prémio Sony Escolas (HD) é patrocinado inteiramente pela SONY, respectivamente com uma câmara HDV (Alta Definição) e Certificado de Excelência e Troféu.

Ao Prémio Personalidade (por nomeação) será entregue um Troféu.

Art. 7 – Publicação da Decisão do Júri

A decisão final tornar-se-á publica apenas no dia do evento de entrega dos prémios. Todos os trabalhos finalistas serão expostos e/ou visionados no dia do evento de entrega dos prémios.

Art. 8 – Prémio Personalidade

A existência deste prémio, por nomeação, marca a determinação da APMP em contribuir para o desenvolvimento da indústria multimédia em Portugal.

Processo de escolha de nomeados:

No sentido de se implementar um método de escolha transparente e que reúna os contributos dos vários actores, este processo de escolha apresenta três etapas diferenciadas:

1ª Fase: A APMP disponibiliza um survey aberto para indicação de nomes de personalidades que se destacaram no plano nacional ou internacional pelos seus trabalhos e contributos à inovação.

2ª Fase: Os órgãos sociais da APMP e o Conselho Consultivo selecionam da lista anteriormente apurada até 10 nomes de personalidades que se destacaram no plano nacional ou internacional pelos seus trabalhos e contributos à inovação.

2ª Fase: Os nomes indicados pelos Órgãos Sociais da APMP e o Conselho Consultivo, ficam sujeitos a uma votação através de um questionário on-line de escolha múltipla, e cada interessado será convidado a assinalar três nomes que considere mais representativos. O resultado mais votado deste survey será o eleito.

Art. 9 - Alterações ao Regulamento

O presente Regulamento poderá ser livremente alterado, nomeadamente no que respeita a: qualquer cláusula do presente regulamento, prazos e data do evento, por decisão da APMP, dando conhecimento público prévio dessas alterações pelos meios que julgar conveniente.

A candidatura ao PNM implica a aceitação do presente Regulamento.

 

Promotor Apoio Institucional Patrocinadores Televisão Oficial

APMP

logo ta

Rumos

Porto Editora

Priberam

Sony

Etic - Escola Técnica de Comunicação e Imagem

cmtv


Parceiros:       

Cofina

duvideo vertica

CI-Global Media
javali-100

7App Digital Agency

Webwise